5 formas de fortalecer a comunicação interna da sua empresa

 In Temas em comunicação

Pensar estrategicamente na comunicação interna tem feito cada vez mais diferença para que as corporações alavanquem os seus negócios.  Para isso é preciso desenvolver um bom planejamento, adotar ações criativas e mensurar o impacto das suas iniciativas.

Que tal conhecer algumas estratégias práticas para potencializar a comunicação interna da sua organização? Acompanhe estas 5 dicas que preparamos para você!

1. Elabore uma política de comunicação interna

Uma boa política de comunicação contribuirá para estabelecer critérios, orientar, integrar e sistematizar as ações de comunicação da empresa. Dessa maneira, os projetos e a rotina de trabalho da área de Comunicação podem ser melhorados e otimizados, com ganhos para toda a empresa.

Para que essa estratégia seja um sucesso, você precisa incluir importantes itens ao elaborar a sua política de comunicação interna:

  • definir objetivos geral e específicos;
  • mapear o seu público;
  • mapear as áreas com as quais terá mais interfaces;
  • estabelecer os papéis e as responsabilidades de cada uma dessas interfaces com clareza;
  • definir as funções prioritárias da área de Comunicação;
  • estabelecer de que forma deve ser feita a apresentação de resultados, entre outros.

2. Incentive a conversa face a face

Tão importante quanto manter contato com os colaboradores é saber se comunicar com eles de forma mais próxima e pessoal. Boas alternativas são as reuniões gerais. Elas podem acontecer de diversas maneiras, como um café da manhã mensal para falar sobre metas e objetivos.

Além de estimular a proximidade entre lideranças e colaboradores, reuniões são uma ótima oportunidade para deixar todos informados sobre novidades, sobre metas definidas e alcançadas e sobre mudanças organizacionais, por exemplo.

Com transparência, é possível criar um ambiente de trabalho em que todos terão mais segurança e confiança para interagir com os demais.

3. Crie métodos para ouvir os colaboradores

Toda empresa precisa ouvir os seus funcionários para entender melhor seus anseios, dificuldades, críticas e sugestões.

É importante que os gestores adotem métodos e formas de ouvir a opinião de seus colaboradores, seja com o desenvolvimento de uma plataforma moderna, seja por meio de pesquisas e diagnósticos realizados diretamente pela empresa ou com a ajuda de uma consultoria externa.

Mecanismos efetivos de escuta dos empregados demonstram que a empresa realmente se importa e quer ouvir o que todos têm a dizer, aperfeiçoando sua comunicação interna.

4. Meça a eficácia e o impacto das ações

A maioria das corporações modernas procura desenvolver várias ações de comunicação interna com o objetivo de melhorar a imagem e a reputação da empresa, além de engajar e proporcionar um ambiente cada vez melhor para as suas equipes. Porém, muitas instituições ainda não sabem a importância de mensurar os resultados dessas ações.

Nesse contexto, podemos destacar 2 formas práticas de fazer essa análise!

  1. Realizar pesquisas de satisfação com os funcionários.
  2. Verificar a taxa de engajamento dos colaboradores nas últimas campanhas.

Assim, entre outros benefícios, será possível saber o que funcionou melhor e o que precisa ser alterado, além de identificar o que pode trazer otimização de custos e resultados mais eficazes nas próximas campanhas internas.

5. Contrate uma consultoria para fortalecer a comunicação interna

Por mais competente e eficaz que seja uma  área de Comunicação Interna, buscar o auxílio de uma consultoria pode ser um ótimo investimento, uma vez que haverá um olhar de fora acerca dos problemas e dos desafios da organização.

Além desse ponto, podemos destacar estas outras importantes vantagens ao contratar uma agência para fortalecer a comunicação dentro da empresa:

  • foco em resultados, trabalhando com metas e objetivos específicos;
  • processo com começo, meio e fim, garantindo um retorno em tempo determinado;
  • amplo conhecimento de mercado, pois a empresa contratada já terá trabalhado com parceiros de diversos segmentos.

Assim, você terá uma ótima oportunidade de enxergar com outros olhos o panorama da comunicação interna da sua companhia.

E então, gostou das nossas dicas? Com planejamento e organização, elas ajudarão a melhorar a comunicação, os relacionamentos e os processos internos na sua empresa. Tudo isso contribuirá para aumentar a efetividade e o sucesso da sua gestão.

Agora que você já sabe como fortalecer a sua comunicação interna, aproveite para dizer o que você tem feito na companhia em que trabalha. Deixe o seu comentário e continue a discussão!

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