Anglo American – Um mix de veículos eficiente

 In Cases, Trabalhos de Sucesso

Questão inicial

Antes da Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil da Anglo American começar a operar, em 25 de outubro de 2014, a Gerência de Comunicação Empresarial percebeu a necessidade de reformular o mix de veículos, implementando formatos capazes de dialogar com a heterogeneidade dos empregados que passaram a compor o público interno da empresa, além de reforçar as mensagens relacionadas às suas estratégias e metas.

Durante a fase de projeto e implantação do empreendimento, os empregados diretos constituíam um grupo relativamente homogêneo – técnicos e profissionais de nível superior, moradores de grandes cidades, trabalhando em escritório e com acesso a computadores e internet. Quando a empresa começou a operar, somou-se a esse grupo um novo contingente de empregados, muitos deles provenientes de pequenas cidades das comunidades anfitriãs, sem histórico de trabalho em mineração. Ao mesmo tempo, o início da operação veio acompanhado do lançamento de uma série de metas que precisariam ser cumpridas para garantir o primeiro embarque de minério de ferro dentro do prazo estipulado. Dessa forma, o público interno precisaria ser informado, envolvido e engajado para que a Minério de Ferro Brasil pudesse atingir a sua capacidade de produção.

Solução BH Press

A agência foi acionada para realizar o estudo dos públicos e propor um novo conjunto de veículos. O objetivo foi modelar os diferentes meios para funcionarem de forma coordenada e cumprirem efetivamente o papel de alcançar empregados de todos os níveis. Para isso, levamos em consideração o novo perfil do público interno, a dinâmica organizacional e os hábitos de consumo de informação. A ideia foi oferecer conteúdo relevante e apostar na segmentação do público, conforme sua rotina, acesso a plataformas de informação, ritmo e regime de trabalho. O estudo apontou, ainda, para a importância de a comunicação chegar às famílias dos empregados.

Assim, o mix de veículos passou a ser composto por um conjunto de mídias impressas e digitais. Cada uma é direcionada a públicos prioritários, para os quais a empresa adota abordagens diferentes e periodicidade variada, buscando atender a propósitos específicos.

Sucesso da ação

  • As informações internas ganharam um alcance consideravelmente maior, incluindo todos os níveis hierárquicos;
  • A adoção de narrativas mais humanizadas e de linguagem adaptada aos públicos gerou proximidade entre a empresa e os empregados e facilitou o entendimento das estratégias e do negócio;
  • A revisão da periodicidade de cada veículo garantiu agilidade às notícias factuais e espaço para abordagens analíticas;
  • Valorização dos empregados como protagonistas da história da empresa. Os programas, metas e objetivos institucionais passaram a ser contados a partir da perspectiva dos empregados, o que gera mais engajamento e alinhamento à cultura organizacional.

Opinião do cliente

O mix de veículos veio contribuir para o alinhamento da cultura organizacional por meio da construção de linguagens adaptadas aos públicos e gerou proximidade entre a empresa e os empregados. Principalmente, fortaleceu os supervisores como líderes das áreas operacionais, bem como viabilizou um veículo destinado ao público operacional, com temas e abordagens voltados à realidade local. Além disso, possibilitou a modernização de alguns canais com a implementação de link para leitura das matérias na intranet e de um jornal mural temático, que permitiu trabalhar melhor os temas, tornando-os mais diretos e dinâmicos.

Júlia Chagas, analista de comunicação da Anglo American

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