Comunicação interna: saiba como aprimorará-la na sua empresa

 In Temas em comunicação

Para obterem êxito e se destacarem no mercado, as empresas precisam ter uma excelente estratégia de comunicação para se relacionar com o público externo. Mas nada disso terá efeito se a comunicação interna não estiver alinhada e bem definida. Ou seja, as estratégias precisam estar em sintonia dentro e fora da corporação.

Nesse sentido, muitas empresas contam com boa disponibilidade de recursos para otimizar o seu relacionamento com os funcionários e públicos internos.

No entanto, nem sempre os gestores sabem como utilizar essas ferramentas disponíveis, o que pode resultar em gastos estratosféricos, que não trazem resultados tão efetivos.

Por isso, verificar e trabalhar com o que você já tem em mãos pode ser uma excelente oportunidade de aprimorar a comunicação interna sem gastar muito. Basta ter pleno conhecimento do seu negócio e estar sempre disposto a encontrar novas alternativas.    

Se você se interessou pelo assunto e quer saber agora como ter uma ótima comunicação interna, então, continue conosco e confira as dicas!

Trabalhe alinhado à estratégia de negócios

É bastante comum vermos empresas com milhares de funcionários que passam grande parte do dia dentro de fábricas, lojas e escritórios. Por outro lado, também é comum que muitas dessas pessoas não tenham sequer consciência de quais são os objetivos da empresa.

Esse fato faz com que o discurso da corporação se perca entre os seus colaboradores, o que pode atrapalhar processos e provocar erros, resultando em grandes prejuízos. Assim, é tarefa dos departamentos de comunicação interna trabalharem em linha com a estratégia de negócios, fazendo com que todo mundo fale a mesma língua.

Por isso, ao desenvolver as ações internas, você deve garantir que todos os colaboradores saibam exatamente qual é a missão, a visão e os principais valores da corporação em que atuam.

Em outras palavras, as estratégias de comunicação interna criadas e desenvolvidas devem sempre reforçar o discurso principal da empresa, garantindo que todos estejam alinhados e trabalhem com o mesmo propósito.    

Invista em planejamento

Planejar significa avaliar os resultados de ações passadas, o cenário atual (interno e externo) e, a partir daí, definir objetivos, estratégias e recursos financeiros necessários para desenvolver todas as ações dentro de um cronograma.

As equipes de comunicação interna que não fazem um planejamento, trabalham por soluços, não conseguem alinhar suas ações às estratégias do negócio e, consequentemente têm pouco retorno concreto. Algo que pode trazer prejuízos à corporação, que corre o risco de investir em recursos e ferramentas desnecessárias ou que trazem resultados abaixo do aceitável.

Já ao fazer um planejamento estratégico de comunicação, fica mais fácil:

  • definir o ponto de partida ideal;
  • ter clareza dos objetivos e metas e definir ações a partir deles;
  • otimizar recursos e tempo;
  • definir metas; e
  • monitorar todos os resultados.

Assim, a cada ano, a comunicação interna pode ser aperfeiçoada, contribuindo para criar um ambiente de trabalho cada vez melhor e motivador para os funcionários.    

Foque na comunicação face a face

Investir em diálogos mais abertos e nas conversas face a face com os colaboradores pode ser a melhor forma de aperfeiçoar a comunicação interna. Afinal, as pessoas se sentem mais valorizadas e próximas umas das outras quando são chamadas pelo nome, tendo a oportunidade de ficar frente a frente com os seus gestores.

Esse relacionamento mais próximo e humano contribui também para fortalecer o vínculo entre os colaboradores de uma equipe, assim como o relacionamento com a chefia. Dessa maneira, eles podem compartilhar ideias, falar sobre as suas dificuldades e expectativas.

Por outro lado, os gestores têm a oportunidade de deixar mais claros os seus objetivos e metas, além de conhecer de forma particular cada membro da sua equipe. Assim, eles podem elaborar diferentes estratégias de desenvolvimento profissional, de acordo com o perfil de cada pessoa.

Por esses motivos, é importante que os departamentos de comunicação interna orientem e treinem os gestores para essas conversas face a face. Uma boa maneira de viabilizar isso pode ser o incentivo às reuniões de feedback constantemente.  

Tente desburocratizar processos de comunicação interna

Atualmente, um dos maiores problemas na comunicação interna é o excesso de burocratização de processos criado por algumas empresas. De fato, estabelecer regras e políticas é essencial para que a corporação tenha controle e organização. Mas a burocracia exagerada pode atrapalhar o relacionamento dentro da empresa.

Imagine, por exemplo, ser obrigado a preencher um formulário e pedir aprovação aos seus gestores para fazer uma simples sugestão. Ou ter de fazer um cadastro completo toda vez que houver alguma palestra ou evento interno.

Por conta de tantos processos, os colaboradores podem se sentir coagidos e desmotivados a opinar ou participar das atividades promovidas pela empresa.

Tendo isso em vista, investir na desburocratização de processos contribuirá para otimizar a comunicação, tornar o contato mais ágil e incentivar uma maior interação do público.

Saiba ainda que para isso, não é necessário um alto investimento. Na verdade, é uma mudança estratégica, que pode ser resolvida e alinhada dentro da empresa.           

Fique sempre atento às novas tendências 

A tecnologia, a internet e a criação de novos softwares modificam constantemente a forma como as empresas trabalham a comunicação interna. Nesse contexto, o que funcionava perfeitamente há alguns anos, hoje já não garante os mesmos resultados. E não é difícil vermos empresas batendo sempre na mesma tecla.

Por isso, é importante fazer pesquisas e se certificar sobre aquilo que já não traz mais resultados. Adicionalmente, para substituir essas ferramentas, é necessário que os departamentos de comunicação fiquem atentos às novas tendências, à forma como as pessoas se relacionam atualmente e não menos importante: quais canais de contato elas costumam utilizar.

Por fim, nem sempre é necessário fazer grandes investimentos para melhorar o relacionamento interno. Basta saber que algumas ferramentas, como quadros de avisos, memorando e outros, se tornaram obsoletos. Já outros fatores, como o planejamento, podem trazer resultados mais eficientes e a longo prazo.

Como você viu ao longo deste artigo, pensar estrategicamente na comunicação interna é a nova tendência e a melhor maneira de atingir o público interno. Sobretudo, não é preciso gastar enormes montantes de dinheiro. Você pode utilizar os próprios recursos que a empresa já tem a favor dos colaboradores.

E agora que você já sabe disso tudo, deixe o seu comentário no post e nos conte o que você tem feito para melhorar a comunicação interna da sua empresa. Queremos conhecer as suas ações e estratégias!

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