Engajamento: como aprimorar o relacionamento com seus colaboradores?

 In Temas em comunicação

No mundo de hoje as empresas se preocupam cada vez mais com a sua reputação. As organizações querem saber como são avaliadas, qual é a sua credibilidade e percepção no mercado. Para isso, investem bastante na relação com os clientes. Mas você conhece a importância do relacionamento com os seus colaboradores? Sabia que isso se liga diretamente com a imagem que o público tem de seu negócio?

No post de hoje, falaremos sobre o relacionamento com os colaboradores e como aprimorá-lo. Ficou curioso? Então não perca tempo e confira o conteúdo que preparamos especialmente para você!

Como o relacionamento com os stakeholders influencia na reputação da empresa?

A cada dia, a importância dos colaboradores, fornecedores e acionistas cresce dentro de uma empresa. Todas as pessoas envolvidas e que, portanto, são influenciadas pelo desempenho do negócio têm o seu papel.

Mostrar para cada integrante dessa cadeia de negócios que sua opinião será ouvida e respeitada contribui para que o seu stakeholder se envolva cada vez mais, assuma responsabilidades e se torne um embaixador da sua marca. Portanto, lembre-se de que isso é fundamental para aumentar o engajamento.

Imagine um colaborador que tenha esse sentimento de participação e importância. Ele não só lutará pela sua posição na instituição, mas também protegerá a marca no mercado, mostrando ao público o orgulho em fazer parte daquela equipe.

Esse é o grande ganho que o relacionamento com os stakeholders pode causar na reputação de uma empresa.

Mas vale ressaltar que uma convivência ruim também tem as suas consequências. Desestimular um colaborador e desprezar a sua participação nos negócios são atitudes que colocarão a reputação do seu negócio em risco e criarão um ambiente de trabalho ruim, comprometendo o desempenho coletivo.

Como aprimorar o relacionamento com os colaboradores?

Agora que você já viu a importância do relacionamento interno, está na hora de aprender como aprimorá-lo. Portanto, acompanhe as dicas incríveis que separamos para você!

1. Concentre em seus colaboradores

Imagine uma empresa que faz a montagem de produtos eletrônicos. O último posto de trabalho é a embalagem, onde o funcionário recebe e coloca o artigo nos pacotes devidamente relacionados. Nessa instituição, quais são os colaboradores que têm mais contato com o cliente? São os vendedores, os gerentes ou os embaladores?

Bom, acertou quem escolheu a 3ª opção. Cada produto embalado carrega o sentimento do trabalhador. Se ele estiver feliz com o empreendimento, sentindo-se como parte importante do conjunto, se preocupará em entregar o melhor resultado. Mas se ele estiver distante e não achar que recebe o devido reconhecimento, pode não se preocupar em criar a melhor experiência para o cliente.

2. Utilize o setor de marketing

Normalmente, o setor de marketing e comunicação está concentrado na relação dos consumidores com a sua marca. Isso é bom, pois os clientes são os bens mais preciosos de uma empresa e realmente devem ser cultivados.

Mas também é importante mostrar ao público que o seu negócio se preocupa com todas as pessoas que ali trabalham —  sejam elas gerentes, analistas ou operadores.

Algumas organizações mostram toda a sua equipe em seu site. Essa é uma ótima forma de reconhecer o trabalho de cada um.

3. Saiba quem são os colaboradores e conheça os seus perfis

Esse ponto é muito importante e merece destaque. Se compreender o público-alvo é fundamental para uma marca, conhecer os seus colaboradores merece a mesma atenção.

Cada colaborador possui objetivos e percepções diferentes em relação à empresa. Por isso, é importante avaliar cada grupo e identificar os mais relevantes — aqueles que realmente levam a reputação da sua organização ao público.

Isso não significa que você deva desprezar as outras opiniões. Não faça isso de forma alguma, mas apenas tente criar uma visão mais uniforme dos indivíduos expressivos e consiga ouvi-los.

4. Documente as opiniões

Com a definição dos grupos mais relevantes, você poderá dar mais atenção às questões que realmente importam. É muito importante que cada opinião e participação seja registrada e compartilhada com toda a sua equipe. Dessa forma, você cria um maior engajamento interno e mostra que a presença dos colaboradores é essencial para o sucesso do negócio.

Certifique-se de atender as principais questões identificadas dentro de um prazo combinado. Caso aconteça qualquer mudança nesse planejamento, mantenha as partes interessadas devidamente informadas.

5. Seja o exemplo que você quer dar

É bastante comum vermos empresas que dizem ter ações de responsabilidade, ética, transparência, governança e sustentabilidade, mas que não dão o exemplo. Essas palavras, presentes no discurso de muitas organizações, correm o risco de se tornarem expressões vazias se não vierem acompanhadas de ações práticas e integradas às decisões do dia a dia. É preciso mostrar coerência entre o que se diz e o que se faz.

A comunicação com os colaboradores exige o mesmo cuidado. Portanto, não basta cobrar uma atitude e agir de outra forma. A reputação da marca é extremamente influenciada pelo posicionamento da sua empresa.

6. Seja proativo e assuma as responsabilidades

Problemas acontecem, isso é normal! Mas eles podem — e devem — ser encarados como oportunidades.

Se uma organização tem uma boa reputação, ela cria uma base sólida para enfrentar os problemas e criar soluções. A proatividade é muito importante. Afinal, mostrar aos stakeholders que há uma equipe preparada cuidando do negócio aumenta a credibilidade e gera confiança.

A imagem de uma empresa é construída ao longo do tempo, nas atitudes do dia a dia e no relacionamento com cada parte integrada ao negócio.

O relacionamento com os colaboradores é muito importante para criar uma boa reputação. Se esses colaboradores estiverem em sintonia, farão um trabalho de embaixadores da marca, representando-a em qualquer situação necessária. Portanto, cada relacionamento empresarial deve ser tratado com prioridade. A participação dos colaboradores é essencial para aumentar a reputação do seu negócio, melhorar o desempenho do time e criar uma estrutura forte.

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