3… 2… 1… Ação!

Um dia vou fazer o bem, como vocês, e ajudar a quem precisa”. Ouvi isso em nossa última ação do Café com Sorrisos, no domingo passado. Meu coração transbordou de emoção e, de imediato, já me ocorreu responder: “Você está fazendo”. Quer compensação melhor do que o reconhecimento e a gratidão de quem você ajudou?
Assim como muitas outras ações voluntárias, o Café com Sorrisos surgiu no auge da pandemia da Covid-19, em 2020, quando eu e um grupo de amigos resolvemos oferecer um café da manhã a pessoas em situação de rua. Informalmente, com os recursos que tínhamos em casa, pequenas doações de outros amigos e, talvez o mais importante de todos os motivos: decidimos agir.

A solidariedade e a empatia só fazem sentido quando você as pratica. Hoje é o Dia Internacional do Voluntariado e deixo aqui um convite à ação, que pode começar numa busca na internet pelos projetos sociais em sua cidade para ver com o qual você se identifica. E pode ser até muito mais simples, como estar disposto a ouvir alguém e dizer uma palavra que acalente o coração do outro.

Foi assim comigo, quando resolvi abrir o vidro do carro em um semáforo, mesmo sem ter em mãos um único centavo, ao ler a placa mal escrita em papelão que um jovem segurava: “Tenho fome. Qualquer coisa ajuda”. Simplesmente perguntei seu nome, ouvi seu lamento desesperado sobre a preocupação em cuidar da família, e disse que voltaria com algo para lhe ajudar. Cumpri a promessa e retornei com alguns mantimentos que comprei no supermercado ali perto. Ganhei um sorriso de gratidão que não tem preço!
A partir daí, tornei-me voluntária para ajudar pessoas em situação de rua. Encontrei minha causa. Mudei meu olhar sobre muitas coisas e entendi meu papel no mundo.

Se você ainda não encontrou esse espaço, outro convite olhe à sua volta: você vai se surpreender como pode estar mais perto do que você imagina! E entre em ação. Um outro caminho, se você trabalha em uma empresa, é verificar se existe algum grupo de voluntários para impulsionar sua jornada. Para você, pode ser uma oportunidade para ampliar horizontes, conhecer outras realidades, histórias e pessoas, além de desenvolver atividades extracurriculares. Para os empregadores que ainda não perceberam, uma boa notícia: o voluntariado empresarial pode revelar habilidades de seus colaboradores e contribuir para o engajamento. Sem falar no impacto social.

E aí, já encontrou o motivo para começar a agir?

 

 

Renata Taffarelo
Consultora sênior e voluntária

Texto por