Mesmo antes de o ano terminar, já é hora de começar a se preparar para o relatório de sustentabilidade de 2024. Isso mesmo, o momento ideal é agora! Antecipar esse processo pode evitar estresse e correria desnecessários. Projetos dessa magnitude exigem tempo, dedicação e o envolvimento de todos os participantes, mas isso não significa que precisa ser penoso.
Por isso, deixamos aqui 5 dicas para organizar esse processo a fim de garantir um relato de sustentabilidade bem-sucedido e dentro das expectativas dos stakeholders, que, aliás, estão cada vez mais exigentes com as informações que consomem, concordam?
1. Comece definindo os parâmetros do seu relato. Algumas perguntas podem ajudar: seguirá qual metodologia (GRI, SASB, IFRS, ODS, por exemplo)? É preciso prever realização e/ou atualização da materialidade? Quais serão os produtos finais (PDF, site, vídeos, apresentações, versões em outros idiomas)? Tenho os parceiros para me apoiar no processo? E já comece os contatos com profissionais/consultorias especializadas e com a área de Compras da sua organização – sabemos que esse trâmite pode demorar.
2. Organize um banco de informações da empresa referentes ao período do relato (2024, se o ciclo de relato for do ano fiscal) reunindo materiais como divulgações dos veículos internos, posicionamentos, releases e comunicados externos, clippings, manual da marca, banco de imagens, entre outros.
3. Defina as fontes a serem entrevistadas e já sonde suas agendas para não ter surpresas com uma entrevista essencial cuja fonte esteja de férias ou em um projeto externo no período, por exemplo.
4. Pense nas instâncias e prazos de aprovação de textos e layouts desde já. Isso vai ajudar a montar um cronograma real e a evitar correrias quando não houver mais prazo para negociações.
5. Faça uma lista dos requisitos obrigatórios e desejáveis que seu relatório deve ter, pensando no tom de voz, padrões de linguagem, formatos, critérios a serem atendidos (de certificação, por exemplo), entre outros, para que o briefing inicial seja o mais preciso possível. Um briefing bem definido pode ser a chave para o sucesso do projeto!
Precisa de apoio para conduzir esse processo? Conte com a gente!
Renata Taffarelo
Líder do Núcleo ESG da BH Press Comunicação e Sustentabilidade