Como usar as redes sociais corporativas a seu favor

Queridinhas na vida real e no ambiente corporativo, as redes sociais têm conquistado cada vez mais espaço, também nas organizações. Entre as ferramentas mais populares, vale destacar o Yammer (Office) e o Workplace (Meta, o antigo Facebook), que, juntas somam mais de 30 mil empresas cadastradas em sua base. 

As empresas estão investindo cada vez mais em redes sociais internas, para impulsionar o compartilhamento de ideias e projetos entre os times. Mas não é porque elas são descentralizadas por natureza que devem ser descoordenadas. Pelo contrário! E as áreas de Comunicação Interna que não assumirem as coordenações e orientações das redes sociais em suas empresas perderão espaço.  

Assim como os demais veículos de comunicação, as redes devem ser intencionais e servir à estratégia da organização, com clareza editorial, de papeis e responsabilidades. E dar o tom, orientar, ensinar a usar, moderar, manter a chama viva, é uma das atribuições dos profissionais de Comunicação. Dá trabalho, ô se dá! Mas vale a pena, pode apostar. Então, que tal enfrentar esse desafio e puxar o movimento em sua empresa?   

Vamos três dicas (de ouro e de colega pra colega): 

1. Ouse  

Na linguagem das redes sociais é fundamental buscar uma abordagem mais leve, afastando um pouco da formalidade da comunicação corporativa tradicional. O ambiente das redes internas é mais flexível e aceita melhor fotos, selfies, emojis e memes, respeitando, claro, o posicionamento e tom de voz da empresa com o público interno.  

2. Dialogue 

A grande riqueza de uma comunicação em rede é, sem dúvida, a interação. Então, não tenha medo de abrir o espaço e aproveite o fórum para, além de comunicar, ouvir as pessoas. Monitorar o engajamento dos usuários, realizar enquetes, tomar decisões apoiadas nos movimentos dos times são ações valiosas!  

3. Confie 

É um desafio é fazer com que as pessoas se sintam à vontade para compartilhar experiências, marcar os colegas e debater suas ideias. Ou, em outras palavras, para que se empoderem da comunicação na rede. Mas é libertador! Então, busque criar esse ambiente seguro e confie: mais do que consumidores de informações, logo a área de Comunicação terá multiplicadores na companhia. 

Sua organização já trabalha com redes sociais corporativas? Se quiser criar a sua comunidade, fale com a gente!

Texto por