Com o sucesso dos streamings nos últimos anos, a possibilidade de acessar filmes, séries e outros conteúdos on demand, ou seja, a qualquer momento, mudou a forma como os espectadores consomem produções audiovisuais. Não é preciso mais aguardar o próximo capítulo da série para saber qual caminho a trama tomará e o que acontecerá com as personagens. A Netflix, por exemplo, lança as temporadas de suas produções exclusivas de uma só vez. Seria o fim dos canais de televisão e sua linearidade, na era do imediatismo dos feeds das redes sociais?
Menos maratonas, mais expectativa
Nesse contexto, algo vem chamando a atenção da crítica especializada. A rede de televisão americana HBO, que tão bem se adequa às novas tecnologias, está causando alvoroço com as produções mais recentes lançadas no streaming HBO Max. A série “The Last of Us” (2023) teve, em sua primeira temporada, a média de audiência de 30,4 milhões de espectadores por episódio, com o capítulo inicial alcançando 40 milhões. Já a produção “Succession” (2018), bateu o recorde de audiência na quarta temporada, com a exibição do episódio “O Casamento de Connor”, alcançando 2,5 milhões de espectadores em todas as plataformas. A estreia da temporada havia conquistado 2,3 milhões de pessoas.
As duas séries têm em comum o fato de se enquadrarem na estratégia da HBO de lançar os conteúdos semanalmente, a cada domingo. Isso faz com que o momento de se sentar em frente à televisão ou ao computador e apertar o play seja um evento. Além disso, os roteiros dos episódios atendem à proposta, por possuírem o arco completo (começo, meio e fim), sem deixar de seguir a trama da temporada. A possibilidade de aguardar cada episódio despertou a nostalgia de um público que cresceu esperando ansiosamente o próximo capítulo da telenovela.
A estratégia também permite a extensão da vida útil das séries, uma vez que a conversa entre público e narrativa, durante os intervalos de lançamento, desperta maior interesse nos temas, reviravoltas e personagens.
Como a estratégia da HBO pode ser aplicada à sua empresa
Que tal fazer como a rede de televisão americana e cativar o público com conteúdos interessantes e que deixam o gostinho de quero mais? Confira algumas dicas:
- Pense em temas do universo da sua empresa que podem ser desdobrados em uma série de vídeos, posts ou textos para blog, por exemplo.
- Cumpra o combinado. Se a sua estratégia é soltar os “episódios” do conteúdo em um dia específico da semana, faça isso. Evite desapontar a sua audiência.
- Capriche no conteúdo! Ofereça ao público materiais consistentes, embasados e, claro, atrativos.
- Escolha os veículos certos para a sua estratégia. Cada um dos canais comunicacionais, como site, blog e redes sociais, têm características próprias. A escolha deles deve estar aliada à sua estratégia e objetivos. Aqui, explicamos como usar os veículos a seu favor.
- Ouça o seu público. Leve os feedbacks em consideração e, se necessário, adeque a estratégia ao que pode ser mais interessante para quem te acompanha.