Entender o que desperta a curiosidade e a atenção do usuário nas redes sociais não é uma tarefa fácil. As ferramentas mudam com frequência e o que está em “alta” também. Além disso, se você faz parte das plataformas, com toda a certeza recebe inúmeras recomendações do algoritmo a todo momento e dispensa grande parte delas. Apesar de toda essa volatilidade, uma coisa nunca perderá seu posto: um bom roteiro para a produção do seu vídeo!
Pensar estrategicamente antes de sair gravando sem muita direção, pode te poupar esforços e otimizar os custos e o tempo de produção. Um vídeo produzido com cuidado e focado nos interesses do público costuma atrair a atenção dos usuários. Vale lembrar que as pessoas gostam de consumir a informação da forma mais prática, dinâmica e sucinta possível, e isso não significa uma superprodução. Com algumas dicas, você mesmo pode produzir um conteúdo que vai fazer bonito! Vamos a elas?
- Tenha clareza do recado que você quer passar
Para quem se destina o seu vídeo? Qual reação você espera? Qual a mensagem-chave? É necessário definir o objetivo do conteúdo, sua importância no funil e com qual segmento do público ele vai dialogar para atingir em cheio as suas dores. Por exemplo, se você é dono de uma empresa de energia solar, uma possibilidade é listar três vantagens de utilizar o recurso. Elas poderiam ser: renovável, limpa e sustentável, economia de até 95% da conta de luz e valorização do imóvel.
- Gravar na vertical ou na horizontal?
Vamos imaginar como você gostaria que fosse o seu vídeo. Terá gravações com colaboradores contando as vantagens de instalar os painéis para a conversão em energia elétrica, com um tom mais descontraído e informal? Ou é uma pessoa apresentando essa informação? O vídeo será publicado em qual plataforma? A maioria das pessoas irão assistir no celular ou no computador? Tem quanto tempo? Um dos principais aspectos para escolher o formato adequado depende de considerar o seu público. Se você já conhece o seu perfil, saberá o que pode agradar mais e, consequentemente, incentivar o consumo dos conteúdos na sua página. Vale lembrar que as redes sociais dispõem de diferentes formas de visualizações: temporárias, como os Stories, ou fixas, como os Reels. Cada contexto e objetivo pode demandar uma opção diferente.
- Monte o seu roteiro
Com o formato em mente e personagens definidos, você já pode escrever o seu roteiro. Explore a sua criatividade. Imagine um cenário em que apareçam as instalações de energia solar, por exemplo. E, para auxiliar nesta etapa, montamos um modelo descomplicado para você! Pode acessá-lo aqui: Modelo de Roteiro.docx. Não se prenda à perfeição. Faça um primeiro rascunho e vá aperfeiçoando à medida que for inserindo informações complementares. O importante é tirar as ideias de dentro da cabeça, sempre com foco nos objetivos e no público, e, ir fazendo os ajustes antes de gravar.
Lembre-se: para você começar a usar recursos audiovisuais na sua estratégia, não é preciso um grande investimento e você pode aprender fazendo. O principal é ter bem definidos os seus objetivos com os vídeos, seguindo uma programação de conteúdos e as dicas acima.
Se você quer saber mais sobre produção de conteúdo em vídeo, fique de olho nas nossas redes!
Thaynara Ferreira
Analista de Comunicação