Revista #Sintonia

Contexto

Com 187 anos de história, a AngloGold Ashanti (AGA) é a indústria mais longeva do Brasil. Hoje, ocupa o posto de terceira maior produtora de ouro do mundo. Sua missão é criar valor para acionistas, empregados, parceiros empresariais e sociais. Apesar do foco primário ser a produção de ouro, ainda atua nos ramos de energia, metalurgia e imóveis. O objetivo da AGA é ser líder em desenvolvimento sustentável no setor. Em 2020, a produção de ouro na AngloGold Ashanti Brasil chegou a 476 mil onças (15 toneladas). A empresa gera mais de 7 mil postos de trabalho no país, de forma direta e indireta.

Desafio

São desafios da AngloGold Ashanti: manter o custo de produção baixo, mesmo diante do aumento de insumos e tecnologias, ter uma produção de ouro que atenda às metas traçadas e garantir o futuro do negócio através da sondagem de novos corpos de minério, sempre com alto padrão de qualidade e segurança. Para atingir esses objetivos, as equipes precisam estar motivadas. Além disso, precisam recalcular a rota diante de desafios e oportunidades. A revista #Sintonia é uma forma de traduzir a estratégia da empresa para uma linguagem que seja acessível para todos os empregados. Encontrar um modo de comunicar que sensibilize operadores e funcionários administrativos para assuntos tão centrais para a construção do legado da AGA é uma questão que nos motiva.

O que fizemos

A BH Press foi contratada para assumir a produção de conteúdo de comunicação interna da AGA, mas a agência também trabalhou na reformulação desses produtos. No caso da revista #Sintonia, a BH Press trouxe maior participação dos empregados e entrevistas de peso, como o médico Drauzio Varella e a medalhista olímpica Ana Marcela. Uma nova proposta da revista Sintonia está em fase de aprovação, um novo escopo, para que, cada vez mais, os objetivos do produto sejam alcançados.

Período

A BH Press está diretamente envolvida na produção da revista #Sintonia desde janeiro de 2021, mês em que a agência iniciou o trabalho junto da AngloGold Ashanti. Atualmente a revista tem periodicidade trimestral.

Resultados

A revista #Sintonia é um veículo que trouxe muitos resultados para a AngloGold Ashanti, e consequentemente para a BH Press. Em 2021 foi eleita, pelo prêmio Aberje, como melhor mídia impressa de Minas Gerais e centro-oeste, e posteriormente foi eleita, também pelo prêmio Aberje, como a melhor mídia impressa do Brasil. Na pesquisa de público interno, realizada pela Vox Populi em 2021, mais de 85% dos entrevistados estão muito satisfeitos ou satisfeitos com a revista #Sintonia. Um crescimento de 10% em relação à pesquisa realizada em 2020, quando a BH Press ainda não atendia a AngloGold Ashanti.